Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Quando era criança trabalhava bastante meu corpo na escola, vivia correndo, pulando, jogando bola e como toda criança adorava fazer Educação Física.
Com o passar do tempo a gente cresce e vai desacostumando em fazer exercícios, a disposição não é mais a mesma e a falta de vontade só aumenta.
Como todo mundo passei a utilizar meu corpo de forma incorreta, com posturas que prejudicam a coluna e atitudes como subir andares somente de elevador e caminhar pouco, que mais tarde irão me levar ao sedentarismo.
Mesmo sabendo que me prejudicava continuei fazendo errado, afinal, a preguiça falava mais alto. Até que com o tempo, comecei a sentir dores nas pernas e muitas cãibras. De madrugada, passava horas e horas acordada com cãibra, foi quando resolvi ir ao médico e ele me disse que precisaria fazer alguns esforços para não me prejudicar mais ainda.
Foi ai que comecei a mudar meus hábitos, comecei a subir e descer de escada, lógico que dentro dos meus limites por causa do meu peso, para não prejudicar os meus joelhos.
************************************************************************************************************
Como eu vejo a minha relação com meu corpo hoje.
Minha relação com o meu corpo hoje é boa. Apesar de estar fora do peso ideal, procuro fazer alguns exercícios que antes eu não fazia como: caminhar regularmente dentro dos meus limites, subir e descer escadas.
Enganam-se as pessoas que acham que os afazeres domésticos não contribuem de forma alguma em melhorias para o nosso corpo. Além de nos ajudar a exercitar os músculos, também nos ajudam a perder calorias.
Segundo o site VIVA – Diário do Nordeste, em uma matéria realizada com a Educadora Física Julita Menezes, afazeres como:
*Passar a roupa durante cinco minutos proporciona um gasto calórico de 21 kcal;
*Lavar o carro nos faz perder 130 kcal em apenas 20 min.;
*Cinco minutos subindo escada queimam 100 kcal;
*Passear com o cachorro, cuidar do jardim ou lavar a roupa são gastas 200 kcal em meia hora;
*Lavar a louça durante meia hora pode nos fazer perder até 160 kcal;
*Fazer compras no supermercado durante 30 minutos pode representar um gasto de 100 kcal.
Fica a dica:
“afazeres domésticos também ajudam a melhorar a sua saúde”.
************************************************************************************************************
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal
Na disciplina de linguagem corporal, aprendi muito a respeito das diferenças que existem no mundo. Diferenças não de raça, nem de cor, mas sim, diferentes costumes que cada canto, cada cidade por grande ou menor que seja possuí, como por exemplo, cidades que as mulheres utilizam uma espécie de espiral no pescoço para ficaram com o pescoço maior e mais bonito. Em outro lugar, antigamente as mulheres utilizavam calçados menores que seus pés por que os homens de sua cidade não casavam com mulheres que tinham pés grandes e com isso adquiriam muitos problemas nos pés.
Aprendi que em sala de aula devemos promover a inclusão e não tratar diferente crianças com algum tipo de deficiência . Podemos promove-lá através de brincadeiras e atitudes que façam com que todos interajam independentes de ser ou não deficiente, assim, sem perceber todos irão brincar e agir da mesma forma.
***************************************************************************
Meu desempenho em algumas aulas práticas deixou a desejar em certos momentos, até porque não sabia ás vezes como fazer ou por vergonha mesmo, mas estava presentes em todas as aulas ou em boa parte delas. Me esforcei bastante para fazer tudo melhor forma possível.
No fundamental e no ensino médio nunca tive aulas que passasse este tipo de conteúdo a não ser Educação Física. As aulas em sala eram somente teóricas e acabava se tornando chato e cansativo copiar todo aquele conteúdo.
As aulas de Educação física era uma porta de escape para fugir do conteúdo, adorava essas aulas, a única parte triste delas era quando as duas únicas aulas da semana caiam no mesmo dia, porque as aulas teóricas pareciam que demoravam séculos para acabar.
Já na faculdade temos aulas de linguagem corporal para entender melhor o nosso corpo e os nossos movimentos.
A linguagem corporal é muito importante para o ambiente escolar, pode ser utilizada para aperfeiçoar a qualidade no processo ensino- aprendizagem; e para que esse recurso seja empregado com êxito é fundamental que seu receptor se envolva e esclareça tal linguagem, pois, a partir do momento que a transmissão de conhecimentos seja efetuada de uma maneira diferente e bem criativa, o interesse será despertado propiciando bons resultados.
Seu principal papel é a diversidade que ela pode oferecer ao âmbito escolar, pois, através das diferentes formas de transferir conhecimentos é que podemos chegar ao sucesso esperado. Segundo Gam Bardella (2004 pg.21), (...) A Linguagem é a propriedade basicamente humana de manifestar idéias e sentimentos por meio de diversos sons e gestos específicos, sendo o instrumento pelo qual a inteligência é desenvolvida.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário