sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ESPORTES ADAPTADOS PARA DEFICIENTES




    É possível praticar esportes com pessoas com deficiências diversas de várias maneiras: alto rendimento, lazer ou recreação ou ainda como reabilitação (IPC, 2000). Para qualquer uma dessas formas encontra-se a necessidade de ajustar as regras do esporte.
    O enfoque no esporte adaptado é fornecer um sistema de informação (auditivo, cinestésico ou visual) ao praticante (WINCKLER, 2003). Assim, estratégias tais como o uso de bolas com guizos, ou envolvidas por um saco plástico, que produz sons/ruídos ao movimento, facilitam o reconhecimento do deslocamento do objeto pelo deficiente visual. Quadras com solo de texturas diferentes também auxiliam o deficiente visual a se localizar no espaço. A arbitragem deve ter um método claro e funcional para informar aos jogadores quanto às diferentes situações que acontecem ao longo de um jogo.
    Exemplos de esportes adaptados são: atletismo, natação, judô, futsal, xadrez, luta greco-romana, tiro, ciclismo, levantamento de peso e esportes de inverno. Já as modalidades específicas para deficientes visuais são: Goalball, Toarball e Showdown, que fornecem formação referencial espacial dos praticantes (WINCKLER, 2003).
    O esporte adaptado pode ser utilizado como uma ferramenta para o processo de reabilitação de indivíduos com algum tipo de deficiência. Ele pode colaborar com os objetivos de um programa terapêutico tornando o processo de reabilitação agradável e estimulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário